Esqueleto de Bronze

fichaskeleton

Ataques: qualquer arma NH 14. Com uma arma e um escudo, NH 12.

bronzeskeletonEsqueletos de bronze são, aparentemente, como esqueletos humanos (ou esqueletos de animais), feitos de bronze sólido – com brilho escurecido, ou esverdeado e corroído, dependendo do caso. Tipicamente são usados como guardiães de grandes tesouros ou objetos perigosos. Eles também podem ser usados como lacaios, carregando ou movendo coisas. Esta criatura pode ser inserida tanto em cenários de fantasia ou ficcão-científica, sem problemas. Em um cenário de fantasia medieval, eles seriam construtos mágicos, produzidos a partir da mágica Golem. Em histórias de ficção-científica, poderiam ser robôs artisticamente elaborados.
Eles podem ser “programados” tanto para combate ou trabalho braçal, mas não para as duas funções. Esqueletos de bronze programados para combate podem ser ordenados tanto a atacar o que estiver ao alcance (não mais do que 3 metros), ou para atacar alvos específicos. Eles podem carregar uma arma e um escudo, ou duas armas. Esqueletos de bronze de cenários de fantasia não usam armas de arremesso; em cenários de “sci-fi”, os esqueletos-robôs são programados apenas para usar armas de mão primitivas, mas ocasionalmente, eles podem surpreender!
Como força de trabalho, os esqueletos de bronze podem seguir instruções bem simples, como “Empurre aquilo”, ou “Pegue esta caixa e carregue-a até aquela sala”. Eles podem seguir quaisquer instruções, seguir ordens antecipadas por uma senha, seguir ordens apenas de uma determinada pessoa… qualquer possibilidade dessas. Mas se um esqueleto de bronze programado para trabalhar for ordenado a entrar em combate, ele atacará seu alvo, mas o ataque será ineficaz e desarmado (veja adiante).
Em cenários de fantasia, os esqueletos de bronze continuarão lutando até serem destruídos, ou sofrerem a ação da mágica Anulação de Magia (GURPS Magia, pág. 53).
Em cenários de ficção-científica, os esqueletos de bronze lutarão até serem destruídos, mas também podem ser retardados se suas juntas (ou alguma articulação) forem obstruídas com algum pequeno objeto de metal, como um prego ou faca. Isto requer um teste bem sucedido de DX-4 em combate de perto. Também existem alguns dispositivos especiais que podem desabilitá-los.
Todos os tipos de esqueletos podem ser derrubados; se isto acontecer, um esqueleto de combate atacará qualquer coisa “hostil” que se aproximar, mas não conseguirá se levantar sozinho facilmente. Um esqueleto deve obter sucesso em um teste de DX-4 para se levanar, e tentará fazer isso em algum turno que não tenha nenhum alvo por perto.
Por conta de sua estrutura aberta, todos os esqueletos (inclusive os de bronze) são imunes à dano causado por perfuração de armas primitivas (pode guardar esses arcos, bestas e essas lanças…). Mesmo balas os atravessam sem efeito, a menos que o crânio seja alvejado (o crânio possui DP 6). Lasers e outras armas de feixes podem atacá-los, mas sua DP é 6 contra tais armas.
Decapitação ou 7 pontos de dano no crânio imobilizam o esqueleto. Se atingido muitas vezes no peito, 10 pontos de dano irão destruir o esqueleto de bronze.

Fonte: revista Roleplayer #22, Novembro de 1990.

Anúncios