Lagartouro

bullizard2

Lagartouros são répteis bípedes, medindo até 1,20 m de altura. Eles andam em postura semi-ereta, às vezes usando seus longos braços como auxílio nos movimentos da mesma forma que os gorilas terrestres. De fato, em termos de postura e hábitos, as semelhanças do lagartouro com os símios chega a ser notável. Estas criaturas aparentemente ocupam o mesmo nicho ecológico.

bullizardOs lagartouros possuem caudas rombudas, e ambos os sexos possuem cristas ósseas no crânio – o que acrescenta 2 pontos à RD craniana. Os machos têm chifres curvados para a frente, característica que inspirou o nome da espécie.

Eles passam a maior parte do tempo nas árvores. Quando forçados a caminhar no solo, seu Deslocamento cai para 4.

Eles são onívoros. A espécie mais interessante dos lagartouros são os carniceiros. Essas criaturas vivem em colônias de 20 a 30 indivíduos. A colônia vive em uma simbiose limitada com uma árvore-pesqueira próxima.

Quando a árvore-pesqueira mata uma criatura de porte muito grande para ser dragada por sua abertura, os lagartouros aproximam-se do alcance mortal da árvore. A árvore-pesqueira não ataca os lagartouros, provavelmente porque reconhece seu cheiro, embora que continue procurando por alguma coisa neste ponto. Os lagartouros fragmentam o cadáver capturado pela árvore em pequenos pedaços, para que ela possa engolir, e assim tomam para si boa parte da carne.

Os lagartouros também largam nacos de carne podre pelo solo, para atrair mais presas para a árvore-pesqueira. Há até mesmo relatos (possivelmente exagerados) de lagartouros roubando artefatos pessoais de visitantes inteligentes em seu mundo, deixando, assim, trilhas óbvias para o objeto, conduzindo facilmente a uma árvore-pesqueira.

Fonte: GURPS Space Bestiary, pág. 49. Chris W. McCubbin, 1990.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s