Bioandroide

(não é bem uma “raça”, no sentido lato do termo, mas um tipo de personagem diferente, escrito por David L. Pulver, famoso autor do GURPS Robots e Ultratech. Traduzi e coloquei o artigo na seção “Raças” por conveniência.)

Um Bioandroide é um humanoide sintético criado a partir de material biológico – não confundir com robôs! Bioandroides também são chamados pejorativamente de “genes-costurados”, “humanos-de-proveta”, “replicantes” e “fakes“. Alguns parecem humanos, enquanto outros são mais exóticos, muitas vezes com traços animais devido à combinação de DNA de humano e de animais. Androides custam de $200.000 a $1.000.000 cada, até mais por certos protótipos personalizados. Por conta do alto custo aplicado na criação de um androide, a maioria deles ou é encomendada por milionários desejando satisfação sexual ou por grandes corporações que demandam por funcionários especializados. Não compensa, para empresas, substituir mão-de-obra humana por androides.

Bioandroides são produzidos pela manipulação de DNA humano para produzir resultados desejados, em seguida usando técnicas de fertilização in-vitro e úteros artificiais para gerar um feto. Depois que os primeiros protótipos são criados, a produção em massa é iniciada usando tanques de clones e técnicas de maturação forçada para fazer o embrião desenvolver-se para a idade adulta em questão de alguns meses. Enquanto o feto flutua no tanque de clonagem, seu cérebro é conectado a um computador “mainframe”, que executa sofisticados programas de simulação onírica. O bioandroide cresce numa realidade virtual e tem experiências de infância simulada, educação e treinamento funcional. Cerca de seis meses a um ano depois de entrar no tanque, a socialização e educação do androide está completa, assim sendo libertado, um ser pensante.

O status legal dos bioandroides prossegue obscuro. Em certas áreas eles são cidadãos com todos os direitos humanos, mas muitas das corporações que os produzem para vender alegam que não são humanos (a maioria dos androides carrega uma parcela variável de DNA animal ou artificial, para este propósito), e que as leis que regulamentam a Inteligência Artificial aplicam-se a eles: pois são propriedade e possuem marca registrada. Convenções internacionais apoiam isso na Europa, América do Norte e Japão, nações as quais concordam que androides são formas de vida artificiais na mesma categoria que IAs: eles podem ter cidadania limitada, mas pertencem à corporação criadora (ou quem quer que os tenha comprado). Eles devem conter uma certa quantidade de DNA não-humano, devem ser estéreis e só devem ser contratados por corporações (não indivíduos). Claro que há um próspero comércio no mercado negro de bioandroides sendo vendidos a indivíduos.

Como um bioandroide é criado usando tanques de clones que forçam o crescimento acelerado, sua idade atual difere da idade biológica – eles serão geralmente cerca de 15 a 17 anos mais jovens do que aparentam. Além disso, alguns androides são projetados para envelhecer mais rapidamente do que humanos. Os limites normais de pontos aplicados em Perícias, de acordo com a idade, não se aplicam a androides, pois muitas de suas Perícias foram “programadas” em suas mentes por meio das simulações oníricas.

Vantagens e Desvantagens

Muitas vantagens e desvantagens “raciais” são usadas para criar Bioandroides. Desvantagens de Androides não contam dentro do limite de -40 pontos em Desvantagens. Algumas das Vantagens são variações biológicas de Cyberwear: Garras são equivalentes naturais das garras curtas ou longas, vistas em GURPS Cyberpunk, pág. 32). Equilíbrio Perfeito é o equivalente de Girolíbrio (GURPS Cyberpunk, pág. 35). Audição Ultrassônica é o mesmo que o implante Cyberware da pág. 37 do mesmo livro.

Novas Vantagens

Choque bioelétrico . . . . . 10 pontos

Você pode gerar uma corrente elétrica em seu corpo, como uma enguia ou arraia. Você inflige 1D de dano elétrico se tocar uma pessoa que está em contato com o solo. Isso exige 2 pontos de Fadiga. Você também pode usar este talento para salvar vidas – ganhando um bônus de +3 na Perícia Primeiros Socorros quando tiver de fazer uma reanimação cardiopulmonar!

Sintetização de Drogas . . . . . variável

Suas glândulas produzem análogos naturais de um ou mais tipos das seguintes drogas: Credilina, Hipercoagulina, Morfina, Neurovina, Rábia ou Sandman (veja GURPS Cyberpunk, páginas 57-59). Você pode administrar essas drogas em outros (mas não em si mesmo) através de mordidas ou ataques com garras, como se tivessem sido injetadas. Seu metabolismo é limitado a produzir doses numa quantidade igual a HT/2 (arredondado para baixo). As doses são restauradas à taxa de 1 a cada 4 horas. Esta Vantagem é similar ao Cyberwear “Reservatório de Drogas” (veja GURPS Cyberpunk), mas se autorregenera. Esta Vantagem custa 20 pontos por uma droga na lista e 10 pontos por droga extra. Nenhuma das drogas que você produzir o afetará.

Pelugem . . . . . 4 pontos

Você tem uma camada de pelos, que concede RD 1, e o protege de climas frios e chuva, como fazem roupas leves.

Hiper-reflexos . . . . . 15 pontos

Você pode, deliberadamente, iniciar e controlar níveis anormais de produção de adrenalina, aumentando sua velocidade e reflexos. No início de qualquer turno, você pode ativar seus hiper-reflexos. Isto causa 1 ponto de Fadiga por turno, mas lhe concede a Vantagem Reflexos em Combate e +1 à Velocidade Básica. Se você já tem esta vantagem, ganhará o dobro dos benefícios normais. Como Reflexos em Combate aumenta todas as Defesas Ativas em 1 ponto e Velocidade aumenta Esquiva, Androides com esta Vantagem têm dois valores para cada Defesa Ativa: um quando Hiper-reflexos está ativada, outro quando não está.

Hiperforça . . . . . 30 pontos

Você pode, voluntariamente, duplicar os picos de força histérica que as pessoas normais, algumas vezes, desempenham. Você pode aumentar sua ST (mas não a Fadiga) em 50% ao custo de 1 ponto de Fadiga por turno. Androides com essa habilidade terão “duas STs”.

Imunidade a venenos . . . . . 25 pontos

Você é geneticamente alterado, ou tem uma biologia diferenciada, que lhe faz imune à maioria dos venenos (incluindo gases soníferos e nervosos) e drogas não-farmacológicas. Você ainda é vulnerável ao ácido e às doenças.

Controle de Feromônios . . . . . 25 pontos

Você pode liberar poderosos feromônios sexuais. Qualquer humano (ou androide) do sexo oposto dentro de 4 metros pode inalá-los (a menos que use máscara de gás etc.). Qualquer um que inale seus feromônios lhe achará um nível mais Atraente (+2 nas Reações se já tem Aparência “Muito Bonito”) e ficará interessado e atraído: role um teste de IQ-3. Em caso de falha, a vítima sofrerá os efeitos da Desvantagem Luxúria pelos próximos 10 minutos.

Visão Sonar . . . . . 25 pontos

Você pode “ver” emitindo ondas sonoras como um morcego ou golfinho em um raio de 90 metros. Não é necessário haver iluminação. O sonar pode sofrer interferências de ruídos altos e não diferencia cores, mas (dentro de uma área de 1 metro) você pode realmente “ver” dentro de seres vivos ou outros objetos de densidade similar. O GM pode dar um bônus de +2 à Perícias como Diagnose, ou a tentativas de detectar armas escondidas (pela Perícia Ocultamento).

Dentes Afiados . . . . . 5 pontos

Você causa dano cortante em combate de perto, usando a tabela do Módulo Básico da página 140.

Novas Desvantagens

Auto-Destrutivo . . . . . -20 pontos

Assim que você atingir começar a fazer testes de envelhecimento (50 anos para um humano) seus órgãos e sistema imunológico começará a falhar. Você envelhecerá rapidamente, fazendo os testes citados a cada dia, com um redutor de -3 em HT. Personagens com a Desvantagem Doente Terminal não podem ter esta Desvantagem! Este problema exige uma demanda constante por novos Androides…

Longevidade Reduzida . . . . . -25/nível

Cada nível reduz à metade a idade em que você torna-se adulto e na qual inicia seus testes de envelhecimento. Esta Desvantagem implica na produção de Androides mais rapidamente, e garante uma demanda constante por novos modelos. É usada em conjunto com a “Auto-Destrutivo”.

Estéril . . . . . -3 pontos

Todos os Androides lícitos devem ter esta Desvantagem. Você não pode ter filhos, mas pode ter uma vida sexual normal.

Estigma Social: Propriedade Valiosa . . . . . -10 pontos

Esta Desvantagem social é um reflexo do tratamento dado aos Bioandroides pela sociedade em geral, com poucas variações. Serão raras as pessoas, e em lugares escassos, que tratarão o Bioandroide como um “cidadão com direitos plenos”. Impõe -2 nas Reações.

Exemplo de BioAndroide

Neko (Bast III)

Idade: 5 anos (aparentando 25), 1,70m, 57 kg, fêmea de traços felinos, pelugem negra e prateada, cabelos brancos, olhos verdes.

ST: 9 (-10 ptos) IQ: 12 (20 ptos) Velocidade Básica: 7
DX: 15 (60 ptos) HT: 13 (30 ptos) Deslocamento: 7
Esquiva: 8 Aparar: 10 (Caratê)
Dano: GDP 1d-2; BAL 1d-1.

Total de Pontos: 200

Vantagens

Prontidão +3 (15 ptos)
Aparência (Bonita; 15 ptos)
Garras (15 ptos)
Reflexos em Combate (15 ptos)
Coldre de Carne (na perna, 1,5 kg; 5 ptos)
Pelugem (4 ptos)
Visão Noturna (10 ptos)
Equilíbrio Perfeito (5 ptos)
Controle de Feromônios (25 ptos)
Reputação (+2 no submundo dos Bioandroides, todo o tempo; 5 pontos)
Voz Melodiosa (10 ptos)

Desvantagens

Inimigo (Polícia, 6 ou menos; -10 ptos)
Impulsividade (-10 ptos)
Senso do Dever (outros Bioandroides; -10 ptos)
Longevidade Reduzida (1 nível; -25 ptos)
Segredo (Rock Star delinquente; -10 ptos)
Auto-Destrutivo (-20 ptos)
Estigma Social (Propriedade Valiosa; -10 ptos)
Estéril (-3 pontos)

Peculiaridades

Deleita-se com a intolerância dos humanos (-1 ponto)
Lambe sua pelugem (-1 ponto)
Ronrona quando fala (-1 ponto)
Adora cantar! (-1 ponto)
Detesta se molhar (-1 ponto)

Perícias

Acrobacia-13 (1 ponto); Atuação-15 (8 pontos); Trato Social-14 (1 ponto); Escalada-14 (1 ponto); Operação de Computadores-12 (1 ponto); Dança-14 (1 ponto); Detecção de Mentiras-12 (4 pontos); Fuga-13 (1 ponto); Sacar Rápido (Espada)-14 (1/2 ponto); Primeiros Socorros-11 (1/2 ponto); Armas de Fogo (Lança-Agulhas)-18 (8 pontos); Ocultamento-14 (6 pontos); Caratê-15 (4 pontos); Trovador-15 (8 pontos); Sex Appeal-17 (12 pontos); Canto-18 (8 pontos); Espadas Curtas-17 (8 pontos); Furtividade-14 (1 ponto); Manha-11 (1 ponto); Sobrevivência (Urbana)-11 (1 ponto); Arremesso-14 (2 pontos).

Idiomas

Inglês-12 (0 ponto); Japonês-13 (6 pontos).

Equipamento

Lança-agulhas; Gládio (qualidade “superalta”, vibrolâmina: corte 2D+2, perf. 2D+1) no coldre de carne; monocris médio (DP 2, RD 16, corpo inteiro); 2 cartuchos de agulhas.

Histórico

Neko é uma bioandroide modelo de recreação Biotech Chulan Bast III: sua face é felina, com olhos verdes de pupilas verticais e longas orelhas pontudas e felpudas. Seu corpo atlético é coberto por uma pelugem macia similar à de um tigre, de coloração negra e prateada. Ela é extravagante, ousada, sexy e passional, exatamente do modo como foi projetada e construída. Mas, debaixo de seu “chassi” felino e sensual, ela é uma assassina feita sob medida.

Ela não começou assim. Fora criada para o Music Box, uma casa noturna de rock em Osaka que procurava por uma DJ única. O charme de Neko e suas habilidades sociais (os roqueiros ficaram babando em sua presença) fizeram-na popular entre a plateia, mas só valia a pena ir ao Music Box para vê-la. Quando a casa faliu, Neko foi vendida para o Rock Star junkie Andreas Brecht.

Neko trabalhou para Brecht por dois anos, nos quais ela descreve como “inferno psicodélico”. Brecht era viciado numa droga chamada Sin, e dado a sentir um misto de paranoia e sadismo, ele procurava uma guarda-costas deslumbrante para exibir em suas festas privê. Então, Neko recebeu um implante para ser mantida escravizada. Ocasionalmente, Neko foi instrumento da ira de Brecht – ele gostava do que suas garras faziam nas pessoas, e usava a Bioandroide em seus vídeos: ela dançava, cantava e matava. Mas mesmo como um animalzinho favorito, Neko não escapava da fúria de Brecht. Em certa noite, o satélite de transmissão de Brecht foi destruído; ele enlouqueceu e, em meio à explosão de fúria, fraturou o crânio de Neko.

Brecht não queria perder seu brinquedo de luxo, então ele chamou um médico. A cirurgia inutilizou seu implante de controle: Neko pertencia a si mesma, novamente. Quando ela se recuperou e ganhou alta, Brecht tentou continuar em seus jogos. Neko o matou e fugiu.

Hoje, ela canta em sua banda, “Catseye”, em clubes undergrounds de Bioandroides como o Twisted Helix e o Splicers. Ela arrepende-se de seus dias de matança, mas não esqueceu das habilidades que aprendeu e continua sendo um indivíduo perigoso.

Fonte: revista Roleplayer #29, Novembro de 1992.

Anúncios