Orcs (variantes)

ORCS! ORCS EVERYWHERE!

Uma idéia para incrementar jogos de fantasia medieval na 3° edição.

É dito no Gurps Fantasy da 3ed que alguns Orcs ou mesmo tribos inteiras desta espécie possuem características diferenciadas em relação ao Orc padrão, normalmente vantajosas, mas mais nada é dito a respeito depois, deixando a coisa a cargo dos jogadores.

orc_leader_1Baseado nisso, apresentamos aqui sub-grupos raciais para os Orcs, organizados talvez na forma de tribos, para uso por GM ou então por jogadores em campanhas onde jogar com Orcs seja uma possibilidade. Nada diferente do que já foi feito com os Elfos em dúzias de jogos diferentes (infinitas variedades de elfos com cores e poderes diferenciados) mas agora dando uma chance ao Grande Povo Uruk.

Todas as sub-raças abaixo são baseadas no e compartilham as características do Orc básico (IQ-2, HT+1, Pontos de Vida +2, Ouvido Aguçado +1, Intolerância e Reputação -3 com todas as outras raças), mas possuem seu conjunto próprio de vantagens, e o custo de cada uma delas é 10 pontos, ao invés dos -10 do Orc básico. Foi descrita também um pouco de sua cultura e hábitos, que também as diferencia entre si.

Enjoy!

 Moedores de Ossos: ST +1, Hipoalgia

Warrior_orc,_Battle_for_Wesnoth

Esta tribo orgulhosa de guerreiros se destaca por sua crueldade com os inimigos e pela sua disposição e predileção para combates frente-a-frente. Costumam ser arrogantes e tirânicos também com os outros Orcs mais fracos, considerando-os inferiores. As desvantagens Fanfarronice e Excesso de Confiança são comuns, embora não venham automaticamente na raça.

Espreitadores Noturnos: DX+1, Visão Noturna

Esta tribo se destaca por seus hábitos matreiros e furtivos, por serem praticantes de emboscadas noturnas e pelo hábito de se esgueirarem na escuridão e assassinarem inimigos incautos pelas costas ou adormecidos. São excelentes espiões e em alguns casos bons rangers também. A tribo como um todo prefere métodos mais sutis e não gosta de chamar a atenção. Costumam ser traiçoeiros demais, mesmo entre si, e mesmo para os padrões Orcs. As Desvantagens Covardia e Sanguinolência são comuns, embora não venham automaticamente na raça. O mesmo se pode dizer da Vantagem Visão Aguçada.

Rochas Sangrentas: RD 3, HT +2 (substituindo HT +1 do Orc básico)

A resistência desta tribo a ferimentos e injúrias físicas é lendária. Muitos deles possuem também Hipoalgia e Imunidade, embora estas características não venham automaticamente na raça, e são mestres em sobreviver às piores condições possíveis. Sua coragem e ferocidade em batalha também impressionam. As desvantagens Teimosia e Mau Humor são comuns, embora não sejam automáticas.

orc_leaderBersOrks: ST +1, DX+1, Reflexos em Combate, Fúria.

Gritando, rugindo e rasgando inimigos, estes guerreiros temíveis possuem a tendência universal de entrarem em um frenesi assassino durante as batalhas. Muitos possuem também Sanguinolência, embora não seja automática. São inimigos mortais dos Moedores de Ossos, que desprezam por sua pretensão. Seu estranho código de honra os leva quase sempre a buscarem a liderança do grupo a que pertencem de forma violenta ou servir apenas a líderes mais agressivos e destrutivos que eles próprios.

Glutões: Dentes Afiados, Garras, Prontidão +2, Desvantagem Feio -10 (Devido às presas e garras grotescas).

Caçadores habilidosos de hábitos animalescos, os Glutões são famosos pelo seu hábito de devorar indiscriminadamente qualquer tipo de carne, inclusive de seres pensantes, não poupando nem mesmo os de sua espécie. Se por um lado isto lhes dá uma reputação ruim, por outro lado enche de medo os corações de seus inimigos, o que para outros Orcs equivale a respeito. Consideram divertido matar a vítima com suas próprias mãos e dentes, ou apanhá-la e devorá-la ainda viva, quando podem fazê-lo sem risco. Sua mordida é tão perigosa como a de um cão furioso  – usar a tabela de dano para animais – e suas mãos e pés bestiais causam +2 de dano em socos e chutes. Não confie quando um deles se render jogando a arma fora.

Luiz Hasse