Catalisador Psíquico

pipflinxO Poder efetivo de um psi pode ser aumentado por meio de um elo com um tipo específico de animal, chamado “catalisador psíquico”. Existem três seres que são catalisadores – os Minidrag, os Plippit e os Drothinianos.
Assim que o elo psíquico for estabelecido com uma dessas criaturas, o Poder de Telepatia de ambos será somado. Por exemplo, se um psi de Poder 7 em Telepatia compor um elo com um Minidrag de Poder 10, o Poder efetivo de ambos será 17 mesmo se não estiverem juntos. Um psi e um ser catalisador psíquico podem se comunicar empaticamente (através de emoções).
Uma criatura catalisadora é um NPC controlado pelo GM; não se pode comprá-lo com pontos de personagem. Quando um psi encontra uma dessas criaturas, o GM rola um Teste de Reação para o ser catalisador psíquico, dando ao PC um bônus de Reação igual à metade de seu Poder em Telepatia (arredondado para baixo). Se o psi tiver a Vantagem Empatia com Animais, ganhará um bônus extra de +2. Se o resultado do teste for uma Reação Excelente, a criatura catalisadora formará um elo telepático com o psi.
Assim, o Poder Telepatia de ambos é somado, para efeitos de jogo. O psi e a criatura também recebem um bônus de +4 nos testes de Perícias relacionadas à Telepatia, somente quando usam entre si.
Um psi só pode ter elo com uma dessas criaturas por vez. A morte da criatura catalisadora pode causar um trauma emocional severo, fazendo com que o PC adquira Desvantagens Mentais e Peculiaridades com um valor em pontos igual ao número de meses que o elo psíquico existiu, até um máximo de de -15 pontos. Tais Desvantagens e Peculiaridades não contam como parte do limite de -40 pontos/-5 pontos da criação do personagem.
No momento da morte, a criatura catalisadora psíquica dará um “grito mental”, que deixará Atordoado (MB. pág 106) o psi com o qual tem um elo, e, qualquer que seja a distância entre os dois, o psi sofrerá este efeito. Para recuperar-se do atordoamento, o psi deverá ter sucesso em um teste de IQ-4.
Exemplo: Merritt Rupoe tinha um elo com Spike, o minidrag, por 11 meses. Ao tentarem escapar de um edifício em chamas, Merritt e Spike foram pegos em uma tremenda explosão. Spike não resistiu aos ferimentos e morreu. Merritt é jogado ao chão com o impacto do grito mental da morte de Spike. Assim que Merritt se recupera do atordoamento, o GM determina que o jogador deve escolher -11 pontos de Desvantagens Mentais e Peculiaridades resultantes da perda de Spike. O jogador escolhe Brontofobia (-10 pontos) – devido à explosão – e uma Peculiaridade de -1 ponto, “Não gosta de fogueiras”. Estas características são associadas à morte de Spike, e são aprovadas pelo GM.

Fontes: GURPS Humanx, pág 64. Steve Jackson Games, 1987. GURPS For Love of Mother-Not, pág, 62. Steve Jackson Games, 1989.

Anúncios