Sorvedouro de Mana

(traduzido livremente do livro GURPS Magic Items I.)

Na maioria dos mundos com Mana Normal, há lugares em que o nível de Mana é ainda mais alto – pequenos bolsões de nível Alto ou Muito Alto de Mana. Esses locais podem variar em tamanho, indo da proporção de um metro de diâmetro ao tamanho de todo um reino.
Ocasionalmente, tal localização conterá um objeto que irradiará poder a uma frequência regular. Esses “sorvedouros de Mana” (ou “bacias” de Mana) podem produzir qualquer valor em pontos de energia – de um ou dois pontos à escala das centenas, diariamente. É óbvio que bacias de Mana mais fracas são muito mais comuns que os ultrapoderosos gêiseres de Mana.

Se as reservas de um Sorvedouro de Mana se esgotarem no dia, elas serão magos2completamente restabelecidas durante a noite. Um mago pode extrair o poder de um Sorvedouro de Mana da mesma forma que faz com uma Gema de Energia. O Sorvedouro também funciona como se fosse um “mago extra”, durante um encantamento “Lento e Seguro”, efetivamente adicionando um mago ao trabalho total no projeto, no tocante aos cálculos de bônus de tempo e penalidades de Perícia.
Grande parte dos Sorvedouros de Mana são objetos naturais – uma rocha, uma árvore, uma nascente de rio ou uma pequena caverna. É sabido que tais locais podem aparecer ou simplesmente sumir durante a noite, mas todos os Sorvedouros de Mana são antigos e aparentemente inesgotáveis. Alguns locais de poder têm efeitos colaterais, os quais variam dos pequenos incômodos (como as Peculiaridades das Gemas de Energia) aos benefícios significantes – por exemplo, prolongando as vidas de seus moradores.
Magos encantadores cultivam um arguto interesse em todas as áreas de Mana Alto, mas eles costumam ocupar Sorvedouros de Mana e declará-los como sua propriedade exclusiva. Muitas Sorvedouros significantes já possuem um poderoso Encantador ou círculo de magos com residência instalada (as exceções são certas áreas remotas reservadas aos elfos ou fadas). A descoberta de um novo Sorvedouro é um evento notável no mercado da magia. Guerras já foram travadas com o objetivo de fixar um certo encantador talentoso a um específico local de poder.

 – Ideias para aventuras –

A árvore de mana

manatreeEnquanto exploram uma área remota e desabitada, os PCs dão de cara com um Sorvedouro de Mana na forma de uma clareira natural sob uma colina, cortado por uma fonte murmurante de água cristalina. A área de dois ou três acres possui Mana Alto. Ao centro da clareira está um carvalho antigo, porém curiosamente retorcido. A árvore é uma fonte natural de mana, produzindo até 30 Pontos de Energia todos os dias.
O GM deve arranjar um motivo que faça o grupo de personagens passar uma noite na clareira. Se eles realizarem alguma mágica, ficará óbvio que algo estranho está acontecendo. Caso não façam uso de magia, bizarros sonhos ou aparições inexplicáveis interpelarão os personagens, alertando o grupo que eles não estão em um lugar normal.
Não há problema em ocupar o local – os selvagens e outros animais ferozes evitam o lugar por sentirem-no “assombrado”. A questão é como manter o local e tirar proveito dele.
Um grupo preguiçoso pode simplesmente retornar ao lorde mais próximo e oferecer para guiá-lo junto com seus asseclas até o local por uma módica quantia em ouro.
No entanto, a campanha pode dar uma bela guinada numa direção inusitada e interessante se o grupo de PCs clamar pela posse do local. Eles precisarão encontrar um mago encantador disposto a se remover (e erigir seu novo lar próximo aos PCs), e terão de arranjar rotas de suprimentos para obter insumos e outras necessidades básicas. Os habitantes que já se encontravam nas proximidades podem ter objeções em relação aos novos vizinhos. E, eventualmente, algum déspota da região pode tomar conhecimento da operação dos PCs.  Ainda que os aventureiros estejam dentro da razão e possuam direitos no mundo em que fizeram a descoberta, tais argumentos civilizados e justos podem não fazer efeito contra um nobre apoiado por um exército.

Fonte: GURPS Magic Items I, Chris W. McCubbin, 1990. Páginas 11 e 12.

Uma resposta para “Sorvedouro de Mana

  1. Pingback: Atualização massiva do COVIL | O Covil GURPS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s